domingo, 11 de dezembro de 2016

O que fazer com a Ansiedade?





Quem não esteve nervoso ou ansioso nos últimos tempos "levante as mãos" e leia abaixo apenas por curiosidade, se assim desejar... Se você não levantou as mãos o que foi colocado abaixo pode lhe interessar um pouco mais...

A ansiedade é algo que antes de qualquer coisa incomoda. E muito. Tira o sono, a paz de espírito e faz com que quem está sentindo ansiedade poder ter sérias dificuldades em se organizar mentalmente. Uma conta atrasada... A meta no trabalho que está difícil de bater... O final do ano... O Começo do ano... O aniversário... A reunião com chefe... A "DR" com a companheira... Ficamos atrapalhados com as tarefas mais simples do cotidiano, reforçando assim o incômodo e os sintomas de nervosismo.

"Motivos" para a ansiedade "se expressar" não faltam... Podemos afirmar que na verdade é uma "formula psíquica" que acaba funcionando como um canal de expressão do incômodo seja qual ele for, ou por qual motivo seja. A ansiedade é um padrão de reações às próprias expectativas sobre o futuro. É uma sensação psíquica de desconforto frente a uma perspectiva, fantasiosa ou não, de alguma situação que possa vir a acontecer em breve ou não, mas que remete catarticamente a situações psicológicas do passado e que geram desconforto.

Há diversos níveis de intensidade e cada um deles exige uma ação multidisciplinar específica de acordo com as características desse incômodo. O único profissional que nunca pode ser dispensado seja qual nível e características da ansiedade é justamente o psicólogo. Muitas vezes em conjunto com um psiquiatra, nos casos em que a intervenção medicamentosa é necessária.

Nesse ponto a ansiedade acaba cumprindo um script moldado nos primeiros anos de vida, de acordo com as relações parentais principalmente. É aí o núcleo em que o psicólogo deve com o tempo chegar para atuar na promoção da transformação de um padrão em outro o reestruturando de forma que se eleve a qualidade de vida psíquica do paciente e por consequência o nível de felicidade.

Ansiedade é espera de algo que não existe. É um receio de sofrer em um ponto onde "ainda dói" por que já "doeu no passado". Esse processo é fundamentalmente inconsciente.

Quanta vez não se sentiu ansioso e depois viu que não era necessário ficar tão nervoso?

A ansiedade pode paralisar, pode trazer uma conversão histérica (somatização com tremedeira, sudorese, ruborização da face)... 

É importante aceitar que há muitas formas de hoje em dia trabalhar os sintomas da ansiedade com ferramentas como meditação, reiki, acupuntura, florais entre outras tantas... São todas necessárias na mesma medida da aceitação da necessidade de trabalhar com processo psicoterapêutico, atuando nas origens desse núcleo-padrão. É justamente na estrutura onde a energia psíquica se vê obrigada a trilhar caminhos de pensamento específicos que a transformação profunda acontece de fato dentro e um processo terapêutico. Um dos trabalhos do psicólogo é auxiliar o paciente a desconstruir um "molde antigo" e abrir as possibilidades onde o próprio desenvolva caminhos que lhe forneçam maior qualidade de vida mental e a felicidade propriamente.

Ansiedade... Depressão... Pânico... Fobias... São assuntos que devem ser abordados e tratados com cuidado. Não se pode cuidar apenas dos sintomas da mesma forma como não se pode passar um trator em cima de um formigueiro para ali na frente não ter infinitos formigueiros. Esses e outros "assuntos psicológicos" são mais trabalhosos do que se imagina e merecem um olhar profundo, técnico e eficaz. O auxílio de um profissional especializado é altamente recomendado.

Os tempos atuais estão ariscos, competitivos e cada vez mais temos que nos colocar em situação de extrema exigência com nossas capacidades para podermos ter a sensação de que "vamos sobreviver". Isso também já é um sintoma coletivo que reverbera um conjunto de individualidades ansiosas.


Reflita e pense sobre as suas ansiedades. O quanto elas fazem você escorregar enquanto deveria estar dando passos mais largos? 

Lembre-se que a auto-observação tem papel fundamental em qualquer projeto de evolução pessoal. 



LUZ PAZ AMOR HARMONIA PROSPERIDADE

Carlos Falcão