domingo, 20 de agosto de 2017

Lua Nova em Leão - Eclipse Solar - Só se repete aquilo que não foi totalmente aceito




Lua Nova em Leão (Eclipse Total do Sol)

21/08/2017 - 15:30


"Só se repete aquilo que nao foi totalmente aceito"


Nenhum outro momento astrológico torna tão fácil perceber o quanto o passado e os condicionamentos emocionais interferem na autoimagem que se faz da própria essência e identidade. Isso fica ainda mais evidente por estar aos 28°52' de Leão, signo regido pelo Sol.

É comum ler que "eclipse é detonador de crises"... Muitas vezes sim... Mas não necessariamente.

As situações de foco emocional estarão se colocando como "pauta principal" em relação às questões "solares", trazendo à tona não exatamente crises, mas sim oportunidades de "reviver" algo do passado para reestruturar justamente algum aspecto da sua maneira de sentir as pessoas, o mundo e a vida.

O passado não retorna a toa e cada um tem seu jeito de lidar com seus próprios condicionamentos pessoais. Em geral os que reaparecem com um eclipse trazem questões que não foram abordadas com equilíbrio ou maturidade psicoemocional. Nesse sentido não é o tipo de conjuntura astrológica que traz algo totalmente agradável para cada um se deparar. Individualmente em muitos casos pode sim ser um ressurgimento de situações de crise. Mas é como se cutucassem num lugar sensível, e que "a essas alturas não deveria mais ser tão sensível assim".

É importante identificar individualmente a atuação efetiva do eclipse de acordo com cada mapa natal. Os mapas onde os signos fixos estão enfatizados (Touro, Leão, Escorpião, Aquário) deverão sentir mais os efeitos dinamizadores e desafiadores. Porem qualquer ponto no mapa que toque a orbe dos 28°/29° deverá ser um ponto "de recepção" dessa vibração. Qual casa astrológica cai esse eclipse em cada mapa? Tudo isso pode tornar mais compreensível como a Lua "na frente do Sol" pode afetar cada um individualmente. (consulte seu astrólogo pessoal).

Em se tratando de Eclipse/Lunação Leonina as questões ligadas à autoconfiança e determinação podem sofrer algum abalo, tirando de cada um algum ímpeto ou mesmo coragem em levar adiante alguma ideia, projeto ou situação. O medo do insucesso/rejeição pode ficar mais forte que a sensação de coragem confiante. As emoções "balançam" a força e a autoimagem positiva em algum nível. O orgulho e autoafirmação "na marra" devem afastar as pessoas ao invés de agregá-las passando um ar arrogante e prepotente. É interessante verificar se há em qualquer momento alguma postura que se aproxime dessas condições, para justamente poder saber como evitá-las, sem escapatória do exercício da humildade e abertura para interagir pensamentos e ideais com a essência do outro.

Da mesma forma é inevitável reagir mesmo que inconscientemente às sensações de pressão emocional que o eclipse proporciona. Essa reação pode ser um bom ponto de partida para a revitalização da identidade a partir da reestruturação de algum ponto sensível do corpo emocional. Isso tende a envolver desapego com conceitos e/ou padrões mentais que foram/são marcantes em sua psiquê, obrigando cada um a lidar com o ego que pode tentar aparecer a qualquer custo, através do orgulho já citado, para buscar "diminuir o incômodo" interno causado por essa intensa onda emocional.

Junto com a Lunação temos o início de uma aproximação de uma interação tensa (Quadratura em "T") envolvendo Vênus em Câncer, Júpiter em Libra, Urano em Áries. Além disso, Mercúrio (retrógrado em Virgem até 5/9) oposto a Netuno domiciliado em peixes. Essas situações pedem que a cautela seja a principal força do equilíbrio entre as relações, inclusive as internacionais. Palavras ou mesmo gestos confusos, difusos ou mal interpretados podem ser estopim de algo muito maior do que o necessário. Por outro lado, dia 25 próximo Saturno volta ao movimento direto, trazendo mais firmeza pessoal e maior capacidade de determinação e força de vontade para fazer o que tem que ser feito. Veja também com seu astrólogo pessoal como Saturno atua em seu mapa.

Individualmente é importante cuidar da comunicação se estabelece com o mundo. Tanto no mérito quanto na forma. O trato de forma geral e a forma de se expressar têm papel fundamental no amadurecimento pessoal e das relações. Observando a própria conduta pessoal, identificando de com mais nitidez "como EU trato o mundo" pode-se ter maior noção de caminhos a serem aprimorados em busca de uma participação no mundo cada vez mais positiva, pacífica e harmônica.

Tem sido tempos de vibrações muito intensas e profundas. Isso não deve mudar tão cedo. Qualquer postura que tenha como meta o amadurecimento e o aproveitamento desse fluxo para a própria evolução tende a trazer frutos... Muitos frutos... Doces frutos. Não é bom resistir às mudanças, mas sim encará-las com naturalidade, força e a compreensão de que a força de vontade é o único combustível pessoal de transformação.

Os eclipses são grandes portais de evolução.

Ainda que não haja compreensão hoje, deve haver confiança que cada dia é uma oportunidade de desabrochar da alma uma nova força, um novo aprendizado e um novo começo... Inevitável.


_/\_ Carlos Falcão

@carlos_falcao
https://www.facebook.com/carlosfalcao.fractal12