terça-feira, 23 de agosto de 2016

Conjunção: Marte/Saturno ( Sagitário)



Conjunção – Marte / Saturno em Sagitário
24/08/2016 - 08:25

* Ambos em quadratura com Netuno em Peixes
** Júpiter+Vênus+Mercúrio em Virgem (Trígono com Lua, em Touro)



Uma conjunção por si só forte e muitas vezes temida acontece quando Marte se funde a Saturno. Nesse caso o aprimoramento e ensinos desse trânsito estão residindo em Sagitário, que apresenta o estilo de vibração que vai preencher a interação Marte/Saturno.

É possível haver internamente um acirramento e certa tendência ao exagero no apego/dependência das próprias crenças (fanatismo), evitando tornar pessoal a responsabilidade do aprimoramento da convergência entre valores pessoais e ideológicos e o que motiva a ação. Essa tendência a "terceirizar" e atribuir "a Deus" a responsabilidade pelos próprios atos tende a ser cobrada "pela vida" posteriormente. Nesse caso deve conseguir desenvolver essa convergência com equilíbrio, assumindo todas as responsabilidades que o exercício do livre-arbítrio lhe confere.

Não apenas um apego exagerado, mas uma intensificação dos limites dogmáticos também pode ser esperada, na medida em que Saturno (professor) busca disciplinar o inquieto Marte, através do tempero Sagitariano (fé). Infelizmente é um aspecto que favorece, entre outras coisas, a iniciativa de novos atos belicosos de cunho religioso. Por isso não é aconselhável usar suas convicções para agredir ou julgar situações/pessoas, pois cada um tem um ponto de vista que resulta em julgamento diferente. Todos os julgamentos são verdadeiros no universo pessoal de cada um. 

Netuno está interagindo com essa conjunção de forma tensa (quadratura) e isso ajuda a bagunçar a relação entre a visão de mundo e como reagimos a esse mundo que hoje enxergamos com grande nebulosidade. Deve ser comum também que a capacidade de discernimento sobre os próprios valores que motivam atitudes esteja prejudicada. A cautela e a energia mais concreta pode ajudar a manter a firmeza nos rumos que deseja. Jupiter, regente de Sagitário, se encontra em virgem, conjunto a vênus e mercúrio (domiciliado). Todos em interação positiva (trígono) com a lua, exaltada em Touro. As vibrações taurinas e virginianas usam esses canais (júpiter, mercúrio, vênus e lua) de forma positiva oferecendo caminhos de resolução e abrandamento dos ânimos

Pode ser o momento de despertar. Quem não tem nenhum tipo "de apoio" ou ligação de convicção/crença/fé pode "ser chamado" a encontrar algum viés que possibilite uma "iniciação" em algum caminho espiritualizado ou de cunho ideológico. Pessoas que vão pela primeira vez em algum ritual, missa, meditação, vivência em grupo, e eventos afins pode sentir esse despertar e aí então se abrir gradativamente para um universo que antes não tinha espaço na própria vida.

Não apenas a fé, mas ideologias políticas. Coxinhas x Mortadelas. Direita x Esquerda. Ambos os lados, assim como todos os que não estão nessa polaridade, estamos ainda regidos por vibrações que acirram divergências (urano em áries), aumentam a agressividade com a qual cada um se expressa, e cria um contexto bastante hostil quando o assunto entra em ambientes que estejam conectados com esse contexto astrológico. Somando Marte + Saturno em Sagitário encontramos uma forte necessidade de empenhar o esforço pessoal para não usar a política/crenças/fanatismo como canais para extravasar as próprias frustrações e agressividades latentes que deveriam ser sublimadas por canais que hoje talvez estejam menos acessíveis, mas não fechados.

A verdadeira fé liberta. Mas o homem faz questão de estragar essa relação, pois precisa de um aliado mais forte que si próprio para justificar as suas posturas dogmáticas. Importante buscar a leveza do pensamento, a compreensão das diferenças compreendendo também que o momento está por si só "inflamável". O esforço pela harmonia que deveria ser maior parece utopia quando se percebe que a grande maioria das pessoas está sucumbindo à pressão do momento, perdendo completamente o controle sobre os próprios atos, palavras e a maturidade, elevando a intolerância na interação com as diferenças para um nível alarmante.

O diferente está se tornando o inimigo. Esse processo precisa começar a ser revertido e não será fácil. A reversão começa por cada um de nós... Pelas PESSOAS. Processo interno de lapidação do Ser que resulta, por consequência, em relações mais harmoniosas com as divergências que no mundo sempre serão infinitas...

Lembre-se que Plutão ainda está em Capricórnio, e só sairá definitivamente em 2024. Os sistemas vigentes têm seus "alicerces com rachaduras e balançando". O poder como é conhecido hoje está em plena transição. A forma como o mundo irá viver nas próximas décadas e séculos está em plena transformação que só poderá ser mensurada em algumas décadas, ao olharmos "para trás". Só aí vamos ter compreensão realmente mais ampla e precisa da realidade humana no planeta atualmente.

Ainda não podemos esquecer que no 2o semestre de 2020 teremos a conjunção entre Júpiter, Saturno e Plutão... Em Capricórnio... Vale lembrar que os momentos (trânsitos) não trazem apenas essa vibração. Também regem os mapas das pessoas que nascem nesses tempos e que em algum tempo estarão "tomando conta do mundo".

Saber optar pelo caminho do aprendiz ao invés da rigidez fanática potencializa o lado positivo dessa conjunção que pode oferecer um "salto quântico" de amadurecimento pessoal. Nesse caso com a influência positiva daquilo que preenche as crenças, fé e valores pessoais. Deve-se evitar o uso dos dogmas para justificar a rigidez, mas sim se abrir para que o professor (Saturno) ajude a lapidar e melhorar a sintonia entre o que se pensa e fala e o que se faz. Essa sintonia tende a trazer um universo renovado e revitalizado de possibilidades, pois também facilita a pessoa "bancar as suas verdades para o mundo". O amadurecimento da abordagem perante a vida se transforma em novos alicerces (sem rachaduras) e segurança. Mas é um caminho que "tem que ser optado" para que resulte nesses benefícios. E optar significa dedicação, empenho e esforço. Esforço de mudança pessoal e aprimoramento da intimidade e equilíbrio entre seu self, seu comportamento/postura e seus valores/ideologias. Saturno oferece um "manual de instruções" na maioria das vezes sob a forma de caminhos disciplinadores necessários que absolutamente sempre resultam em resultados concretos e palpáveis. Se o aluno se propõe a aprender garanto que o professor não vai ensinar nada que não lhe seja necessário. No caso parece que o estudo sugere uma melhor gestão da vibração que gera inquietude, agressividade e descontrole comportamental.

Com o equilíbrio na relação de cada um com seus valores "a vida" tende a indicar bons rumos que ajudam cada um a se desprender de amarras e leis internas e pessoais que antes escravizavam a amplitude de suas possibilidades de realização e felicidade pessoal.

Por último vale sempre ressaltar que a vida é movimento. E os valores, assim como os interesses sofrem modificações ou matizações com o passar do tempo. É o resultado daquilo que escolhemos fazer com tudo que acontece em nossa jornada. Enrijecer valores é criar dificuldades. Mantendo o bem preenchendo a sua essência irá encontrar os seus reais valores...  E são todos válidos, assim como os de todos.


LUZ PAZ AMOR HARMONIA PROSPERIDADE

Carlos Falcão