quinta-feira, 11 de agosto de 2016

O Tarot que pode te curar

O Tarot que pode te curar


Ao abordarmos os temas tarot e saúde proponho criar um caminho de pensamento mais amplo na identificação do que envolve o termo "saúde". Bem-estar, qualidade de vida, boa alimentação, relações harmônicas, o comportamento positivo com o próprio corpo e mente entre outros tantos conceitos... Temos aí um campo infindável de pesquisa na área humana para determinarmos causas e conexões entre a vida e como ela afeta nossa saúde, de acordo com a relação que estabelecemos com a nossa própria realidade.

O uso do oráculo em sua mais sublime função visa atingir esse objetivo. As informações que são extraídas, por exemplo, de uma leitura de tarot visam ampliar a consciência. As cartas e seus simbolismos ativam a sensibilidade e intuição do tarólogo que serve como canal por onde o cliente consegue elevar o nível de consciência em qualquer área da vida.




Fundamentalmente não percebo o tarot como uma ferramenta divinatória, mas sim de orientação e principalmente "promoção da cura". Vamos continuar com o termo "cura" sem restringi-lo em situações específicas, posição que é comum adotarmos limitando por consequência uma visão sistêmica de si mais precisa e profunda.

O processo de manutenção e/ou recuperação da saúde compreende um conjunto de ações amplas e envolvem atitudes que deveriam ser vistas como "multidisciplinares". Não podemos recuperar a saúde apenas do ponto de vista médico se não mudarmos nossos hábitos alimentares ou não tomarmos a iniciativa pela harmonia das relações pessoais e com a natureza. Ainda rever posturas corporais e ergonomia no ambiente de trabalho e também a qualidade da energia mental dos nossos pensamentos cotidianos entre outros tantos... Não podemos por outro lado recuperar um bem-estar físico apenas com "meditações" se o corpo físico já necessita de intervenção médica para recuperar um estado de estabilidade clínica. Nada deve ser descartado, mas sim oferecer um espaço "de encaixe" com técnicas diferenciadas que podem funcionar holisticamente auxiliando na manutenção do bem estar físico.

Temos disponíveis infinitos canais e caminhos de cura e promoção da saúde física e mental que a vida nos apresenta também em consequência de estudos centenários e milenares realizados nas mais diversas culturas que desenvolveram e desenvolvem seus próprios meios de atingir um objetivo que é comum a todos, prolongar a qualidade de vida e a própria vida. Reiki, acupuntura, yoga, entre outras tantas...

Quando abordamos, em uma leitura de tarot, assuntos que interferem nas emoções, ansiedade, capacidade de compreensão do momento entre outros, estamos atuando como agentes promotores de uma transformação pessoal que poderá (ou não) decorrer em alguma elevação da qualidade de vida. O tarólogo é um canal que não detém absolutamente nenhum direito sobre as informações que passa ao seu consulente. A imparcialidade profissional é fundamental em qualquer área.




O tarot entra nesse contexto como um facilitador que ajuda a identificar situações de ausência de saúde física, psicológica ou emocional, podendo trazer uma visão mais esclarecedora sobre a origem da doença ou do desequilíbrio das nossas energias de forma ampla. Essa orientação é fundamental não apenas do ponto de vista de diagnóstico/prognóstico, mas a forma com a qual as energias se apresentam ao oraculista permite que se amplie a visão sobre os processos internos que decorrem na própria doença, suas origens e consequências. Esse contato com essas informações talvez seja a mais preciosa contribuição dos oráculos na área da saúde.

Despertar o ser humano em todos seus níveis (físico, mental, emocional, psíquico e espiritual) para a necessidade de manter o equilíbrio desses corpos e de nossa própria energia como um todo é uma contribuição de grande relevância que o tarot oferece a quem busca orientação.

O tarot é um intérprete e mensageiro, não é bola de cristal. Também não é o remédio para nada. Os remédios residem no livre-arbítrio de cada um. O tarot bem utilizado faz "diagnóstico e prescrição".

Tente... Apenas TENTE não julgar o tarot pelo que você "vê na mídia". Você não sabe o que está perdendo.

Separe tarólogos de futurólogos. Faça uma consulta! Experimente!


LUZ PAZ AMOR HARMONIA PROSPERIDADE


Carlos Falcão