9/12 - 7:00 (hor. verão) até 26/1/18
Valioso é o poder de não precisar
Marte, diferente de outros planetas em trânsito afeta/ativa qualquer situação astrológica vigente, mas que pode ainda não ter se manifestado concretamente. Os signos fixos (Touro, Leão e Aquário) são os pontos de tensão principal com o também fixo Escorpião, mas pode favorecer situações que envolvam Câncer e Peixes. Marte sempre funciona como ativador... Nesse caso de algo obscuro, adormecido ou que pertence ao nosso complexo emocional em sua essência mais pura, sensível e vulnerável.
Marte "em casa" (correge Escorpião junto com Plutão) pressiona cada um a expressar-se de forma passional, impositiva ou mesmo manipuladora. É esperado que em algum momento apareça a possibilidade de exercer papel de manipulação de fatos, pessoas/situações em favor de si mesmo. Escorpião ensina a "largar mão" e desapegar justamente dessa necessidade de poder... De poder controlar tudo.
Um dos principais canais de escorpião é a sexualidade. Marte pode ativar desejos e intensificar a libido. A vontade de seduzir e conseguir conquistar o outro através da sedução é um desejo de sentir o poder da própria libido. Cada análise personalizada deve ser feita em relação cada mapa natal de forma individual.
Em Escorpião a vibração mais positiva e a menos sublime são muito contrastantes. Marte pode fortalecer o instinto reativo com um canal agressivo/violento da expressão de ressentimentos e magoas, podendo também gerar uma motivação emocional interna com tendências vingativas e destruidoras.
Há que segurar a onda. Se a agressividade é algo já presente deve-se saber usar maior força de vontade para controlar o próprio impulso violento. Esse é justamente o lado que deve ser evitado, e a energia canalizada para transformações internas que permitam que com o tempo sequer sinta a necessidade "de se vingar agressivamente". Esse é o objetivo da transmutação emocional.
As defesas do arquétipo mais denso do zodíaco fazem com que o instinto vença o medo. Daí vem seu radicalismo esperado. Quando o radicalismo de escorpião surge é única e exclusivamente uma reação defensiva àquilo que internamente se percebe como ameaçador a própria integridade emocional. Nesse trânsito de Marte essa percepção em cada um fica mais sensível e menos capaz de reagir de forma analítica como seu antecessor (Virgem). Não é esperada a racionalidade...
Deveria bastar a certeza que QUALQUER vibração de Escorpião sugere que se "abra mão do controle, dos apegos emocionais"... Marte dificulta, pois ele exerce no nível concreto da realidade o papel da ação pessoal e a expressão da nossa iniciativa. Ou seja, somos "obrigados a pilotar esse carro" que pode nos levar pra onde quer que nossa consciência aponte. Consciência que deverá estar "impregnada" dessas emoções turbulentas. É mesmo desafiador.
Haverá ainda um encontro entre Marte e Júpiter, ambos em escorpião à 1:00 do dia 7/1/18 (hor. verão), fazendo com que TUDO esteja mais ampliado. Será colocada MUITA lenha nessa fogueira. Essa união deve ter sua vigência do Natal até meados de Janeiro. Se até lá ou durante esse período o lado menos sublime estiver "tomando conta do momento" essa união tende a ser muito mais desastrosa. Júpiter regente "de tudo que é estrangeiro", junto com Marte que também rege as guerras, no violento Escorpião pode ser importante cada um invocar uma pulsação de paz para tentar suavizar ou minimizar qualquer tendência à eclosão de novas guerras, atentados (Júpiter também rege as ideologias, crenças e a Fé)... Coletivamente é um momento muito delicado, pois o fanatismo e radicalismos são esperados.
Escorpião pode tornar Marte tão passional que amplia sua capacidade de ser inconsequente... Essa própria "inconsequência" pode ser de alguma forma necessária como se os astros falassem:" Se você não muda a gente muda por você"... Gostemos ou não.
O desafio principal é realmente buscar NÃO controlar/manipular nada em função dos próprios apegos e do próprio ego. As defesas são importantes, mas o equilíbrio é tão importante quanto.
É um momento propício para dar inicio nas mudanças que precisam acontecer, caso contrário acontece na marra... Melhor sintonizar com elas... Meditações, trabalhos de autoconhecimento e busca das próprias verdades devem ser posturas que terão auxílio e facilidades... De qualquer forma nesse período cada um vai "implodir algo" para que "outro algo" seja reconstruído.
Marte em escorpião pode ser um fantástico agente de regeneração da alma. Iniciativas que promovam processos de curas emocionais, pessoais ou coletivas são mais que bem-vindas. Inevitavelmente o caminho do desapego gera justamente o poder... O poder de não precisar, mas isso envolve aprofundar o conhecimento de si mesmo, a aceitação e não ter medo de dar "start" nas próprias revoluções.
Atividades que facilitem a transição das raivas internas para uma maior compreensão da natureza evitando assim manter dentro de si energias que corroem até mesmo a saúde física. Meditações contemplativas, a introspecção equilibrada, conexão com os verdadeiros anseios da própria alma através de canais LEVES.
_/\_ Carlos Falcão
@carlos_falcao
https://www.facebook.com/carlosfalcao.fractal12